CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ações em andamento (resumo 22/03/2012)

Desde a reunião do Conselho Municipal de Cultura na última quinta-feira, 15 de março de 2012, Grupos de Trabalho vem se reunindo para discutir assuntos abordados na mesma, cuja Ata será publicada neste blog após aprovação.

No dia 16 de março, a presidente do CMC, Scheila Santiago, esteve na Casa dos Conselhos para saber a viabilidade do uso do espaço. Em virtude de obras por conta das chuvas de janeiro de 2011, ainda não será possível agendar reuniões no local.

No dia 19 de março, o GT Sistema Nacional de Cultural, criado na reunião do CMC, se reuniu na Casa da Cultura. Como o Guia para Adequação ao Sistema Municipal de Cultura foi enviado por e-mail, antes da reunião, aos membros para estudo, houve uma discussão quanto à prioridade das ações. Foi definido que o Plano Municipal de Cultura, que ainda não é de conhecimento do atual Prefeito, embora elaborado na última Conferência Municipal de Cultura (2009), será encaminhado ao Executivo junto com os demais documentos necessários à adequação.
Como o Conselho ainda não está em posse da documentação do Fundo Municipal de Cultura, ficou definido que a presidência do CMC encaminhasse e-mail à Secretaria de Cultura solicitando informações sobre o mesmo, uma vez que durante a gestão anterior, tanto da Secretaria quanto do Conselho, guardava toda a documentação do Conselho na Secretaria Municipal de Cultura. E assim foi feito por Scheila Santiago, mas até o momento não obteve resposta do e-mail.
O GT definiu que será realizada uma nova reunião no dia 26 de março, às 17 horas, na Casa da Cultura, para tratar especificamente da adequação do Conselho Municipal de Cultura.
Fazem parte do GT: Beto Grillo, Chien Ribeiro, David Massena, Henrique Cordeiro, João Leonardo, Rodrigo Guadagnini, Lilian Barreto, Raquel Nader e Scheila Santiago, sendo que participaram da primeira reunião: Beto Grillo, João Leonardo, Rodrigo Guadagnini, Raquel Nader, Scheila Santiago e Rafael Monteiro.

No dia 20 de março, Scheila Santiago, Adair Costa, Rodrigo Guadagnini e Chien Ribeiro estiveram reunidos para analisar o acervo do Conselho (atas e documentos), que estava em posse da Secretaria de Cultura e que foi passado à presidência na ocasião da reunião do CMC. Os documentos foram separados por ano e identificou-se a ausência de documentos sobre o Fundo Municipal de Cultura, assim como o último livro de Ata que estava sendo utilizado. Imediatamente foi encaminhado e-mail à Secretaria sobre o assunto e nesta quinta-feira, 22 de março, o livro de Ata foi entregue à presidência, porém ainda não foram encontrados os documentos que regem o Fundo Municipal de Cultura, assim como documento que comprove a composição da última Junta de Administração e Controle do Fundo. Entre o acervo, foi encontrada uma cópia de documento com o número da Conta Corrente do Fundo, cujas informações foram passadas por e-mail à Secretaria, para que possam auxiliar nesta busca a mais informações.

Na reunião de hoje, 22 de março, do GT "Semana do Artista Friburguense", definido em reunião do Conselho, composto por Aura Ribeiro, Beto Menasche, David Massena, Dirce Montechiari, João Leonardo, Rodrigo Guadagnini, Luiz Folly, Patrick Nogueira, Rafael Monteiro, Raquel Nader, Rose Borges e Scheila Santiago, compareceram: Aura Ribeiro, Dirce Montechiari, Raquel Nader, Rose Borges e Scheila Santiago, sendo que Beto Menasche se comunicou por e-mail sobre sua ausência e Rodrigo justificou ausência em virtude de doença.
Surgiram as primeiras sugestões para o Edital da Semana do Artista Friburguense e outra reunião ficou agendada para 28 de março, às 17 horas, na Casa da Cultura ou Centro de Arte, dependendo da disponibilidade dos espaços.
Primeiras sugestões:

1) Oficina de Trova - as trovas produzidas deverão ser grafitadas em tapumes nos locais onde foram realizadas as oficinas.

2) Contação de histórias.

3) Exposições de obras em espaços comerciais (vitrines) com breve currículo do artista. 

4) Oficina de restauro/revitalização de patrimônio histórico.

5) Apresentações musicais ao ar livre, em pequenos espaços, durante 60 minutos.

6) Apresentações artísticas em área rural.

7) Apresentações artísticas em locais considerados patrimônios históricos, reconhecido ou não.

8) Intervenção urbana.

9) DIA - Dia da Invasão Artística - no primeiro dia da "Semana do Artista Friburguense", todos os contemplados no Edital deverão participar de ato no centro de Nova Friburgo, saindo de diferentes pontos (locais) com suas expressões artísticas, concentrando em local a ser definido.

OBS.1) Beto Menasche sugeriu considerar os seguintes horários para os eventos: 17h30/18h - início em dias da semana e sábado; 15h às 18h (domingo).

OBS.2) Dirce sugeriu ainda que "a Trova faça parte em apresentações teatrais e musicais, usando temas referentes à cada apresentação, sendo utilizada no próprio texto ou nos intervalos das apresentações; uma forma de incentivar crianças e jovens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário